sábado, janeiro 14, 2006

Segredos

É estranho descobrir o blog de alguém que quer manter segredo sobre o que escreve.

Primeiro calamos o grilo falante da nossa consciência com a inevitável teoria de que quem quer cultivar segredos destes, o melhor que tem a fazer é comprar um caderno e, à moda antiga, escrever para a gaveta. Afinal, um blog é, por definição, um sítio público, onde pode ir quem os acasos da net lá levar. É verdade, é assim mesmo, o grilo falante está cheio de razão.

Depois, o bichinho da curiosidade é mais forte. O grilo falante é comodamente arrumado na gaveta e o blog é lido e relido, dissecado até ao mais infimo pormenor.

Comigo foi assim. Dos milhares de blogs que existem, fui parar àquele por vias não tão travessas como isso, porque o acaso deu uma ajuda e a minha melhor amiga deste ciberespaço assentou o golpe final e passou-me a informação. Não me sinto muito orgulhosa por isso. Senti-me, até, uma intrusa a ler aquele quase diário. Quando lá comecei a descobrir referências a pessoas e situações que me são próximas a curiosidade subiu de nível e já não havia nada a fazer.

O resultado foi surpreendente. A pessoa do blog nada tem a ver com a outra, a que eu conheço e com a qual embirro por razões que agora não vêm aqui ao caso. É alguém que escreve bem. Que lê livros que eu também leio. Ouve as músicas de que eu gosto. Tem sonhos, medos, alegrias e tristezas como qualquer um de nós. Se não a conhecesse de lado nenhum, teria gostado dela e seria alguém de quem, facilmente, conseguiria ser amiga.

Senti-me uma intrusa, mas senti-me também pouco feliz por todas as minhas teses firmes e teorias profundamente construídas com base na meia realidade que conheço. Gostei do blog e deixei-o nos favoritos. Continuo a não gostar do seu autor, mas comecei a vê-lo com outros olhos. E com mais tolerância.

4 Comments:

Blogger miak said...

estranho...

11:16 da tarde  
Blogger panamá said...

Percebo-te, na perfeição. Já me aconteceu um caso muito similar! beijinhos, jóia!

5:01 da tarde  
Blogger Cristina C. Azedo said...

Isso não me aconteceu... O q já me aconteceu foi ter gostado MUITO de um blogue totalmente desconhecido e, passado uns largos tempos, vir a descobrir, POR ACASO, q quem o escrevia era uma pessoa de quem gosto mto, mas q tem a mania dos segredos... E ainda bem, pq essa é uma das suas magias :-))
D. Ema

5:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ainda mhás de contar que bolg é esse

1:38 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home