quarta-feira, junho 15, 2005

Camarada


 Posted by Hello

No chão ficaram os cravos vermelhos.
No silêncio de quem descia a Morais Soares, ficaram os sons da Internacional Socialista, da Grandola Vila Morena e do Avante Camarada, misturados com os do hino nacional.
Depois das palmas e das palavras de ordem a dizer "Cunhal, amigo, o Povo está contigo" e "Assim se vê, a força do PC", as bandeiras vermelhas debandaram, mas havia ainda lágrimas a encerrar a história.
Mais tarde, na televisão, um jornalista dizia que tinha começado uma nova página na vida do País. Não sabia que não, que essa página se abriu e encerrou há muito tempo e que Cunhal era apenas a lenda viva que mantinha na memória das pessoas um mundo que já não existe, porque hoje as revoluções são outras e não são feitas da mesma massa.
E, contudo, as marcas aí ficaram. Nos velhos de chapéu preto na cabeça que vieram em excursões do Alentejo e nos miúdos que nem tinham nascido no 25 de Abril e que subiram até ao Alto São João de braços no ar, cravos vermelhos na mão e as mesmas palavras de ordem que os seus pais usavam nos comícios do PCP. Quase todos sabiam a letra da Internacional Socialista. Cunhal havia de ter gostado.

6 Comments:

Blogger Magnolia said...

E gostou, de certeza.

10:51 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

gostava de ter ido dizer adeus ao senhor cunhal e celebrar a sua vida, que respeito com uma admiração quase religiosa.
talvez a convidasse, minha cara, para uma valsa revolucionárial ou um tango enlutado ao som da Internacional.
::::"hoje as revoluções são outras e não são feitas da mesma massa" > gostaria de ler uma explanação sua sobre esta imagem que tão bem expressou.
a menina dança?

3:42 da tarde  
Blogger panamá said...

:)

1:49 da manhã  
Blogger Bekx (JGG) said...

A quantidade de gente não me espantou....

4:35 da tarde  
Blogger Bekx (JGG) said...

A quantidade de gente não me espantou....

4:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sabes o que mais gostei foi quando soube que o Sr Cunhal só aderiu ao PC depois de saber e conhecer as outras estruturas partidárias.. È que eu fiz a cadeira de Teorias Políticas e não me consegui decidir por nenhuma.. Quanto à dele talvez lá para o ano 2999, quando houver Civilização Humana..lol

3:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home