quinta-feira, fevereiro 17, 2005

A carta

Um senhor da política, que aparece muitas vezes na televisão mandou-me uma carta. Fiquei muito lisonjeada, claro está. Não é todos os dias que a nossa caixa do correio recebe uma visita tão ilustre, não é? E logo um primeiro ministro, valha-me Deus! Anda toda a gente a dizer que não ocupará o cargo durante muito mais tempo, mas é sabido que essas pessoas das sondagens são todos uns aldrabões, sempre a inventar mentiras e cabalas e coisas do género. E este senhor, coitadinho, sensibilizou-me pronto.

Fiquei comovida. Então não é que ele tem a coragem de dizer que tem defeitos? Sim, defeitos, como todos os seres humanos. Não é qualquer um que chega a uma conclusão assim tão profunda, não é? O dr. Santana Lopes, que assina a minha carta com uma letra miudinha, muito perfeitinha, e que tem a coragem de admitir os seus defeitos, escreve também que tem sido muito mal tratado. Fiquei sem saber exactamente por quem, porque ele não cita nomes. Fala-nos dos que o querem afastar, poderosos que querem que tudo fique na mesma, que o tratam mal e ele e a mim e o senhor lá há-de saber, não é? Bom confesso que fiquei um bocadinho confundida, porque me parece que, na verdade, o que a maioria do pessoal quer é que não fique tudo na mesma.

Bom, seja como for, estou comovida com a missiva. Mais, estou estarrecida. Porque ainda me parecia que o dr. Santana Lopes não fosse tão imbecil. Não que me passasse pela cabeça votar nele, mas ainda tinha cá para mim que no meio da trapalhada que foram os seus quatro meses de Governo, o homem conservava alguns neurónios activos. Mas não. E esta carta, dirigida a quem "não costuma votar", é uma prova irrefutável disso.

Sim, dr. Santana Lopes, irei votar, mas para que as possibilidades que vocência ainda tem de ganhar alguma coisa fiquem o mais reduzidas possível, na linha de que voto a voto mais longe ficará de São Bento.

Vou ali vomitar e já volto

(p.s.: este blog abriu uma excepção para falar de política. Uma carta tão cretina justifica o pequeno sacrifício.)