quarta-feira, dezembro 29, 2004

Mistérios

Duas horas num avião ao lado de um homem que tem todo o ar de praticar halterofilismo, se ri a bandeiras despregadas de piadas de circunstância sem graça nenhuma e que lê "Onze Minutos" de Paulo Coelho. Sim, esse mesmo! Esse monstro da literatura mundial que escreve coisas tão profundas como "aqueles que me tocaram a alma não me tocaram o corpo e os que me tocaram o corpo nunca me tocaram a alma" (ou qualquer coisa do género, segundo consegui espreitar na contracapa). O homem mergulha completamente na leitura (felizmente o Pai Natal existe e ainda anda por aí) mas há aqui qualquer coisa que não bate certo. Que mais pode acontecer a uma rapariga em stress pré-aniversário e a nadar em profundas dúvidas existenciais? Quem é que entende estes homens? De onde vêm e para onde vão? Ainda imaginei que o Paulo Coelho fosse para impressionar, mas não! As páginas era vê-las passar, tal o entusiasmo na leitura. Ok. O mundo não está perdido de todo: dois lugares à frente outra criatura lia "As Farpas" versão Maria Filomena Mónica e ía sublinhando as páginas.

(Não, não é preconceito contra o Paulo Coelho, que por acaso acho uma parvoíce pegada e um montão de lugares comuns! É só mais uma das minhas cromices: averiguar o leêm as pessoas durante as viagens de avião. Às vezes também faço isso no Metro, mas a preponderância de "24 Horas", "Maria", "Record" e "Correio da Manhã" é tanta que a coisa já perdeu a graça e ultimamente entretenho-me a espreitar e ir actualizando as notícias sobre a Quinta das Celebridades...)

8 Comments:

Blogger Bekx (JGG) said...

Tens razão! Paulo Coelho...
Ainda se lessem a Margarida Rebelo Pinto ou a Isabel Allende!!!

1:28 da tarde  
Blogger mena said...

hummm... será que temos aqui um fã d'O Alquimista??? :)
t&v

1:32 da manhã  
Blogger C_de_Ciranda said...

Pois... Paulo Coelho funciona em algumas circunstâncias. Consegui incutir um certo espírito de leitura numa prima minha - ainda novita -, às custas d' O "Alquimista" e "Brida".

Mas eu também sou esquisita... Caí na tentação e acabei por ler há pouco o Código da Vinci e francamente... que desconsolo! Tanta publicidade, tanta tinta gasta já às custas de tal livro e - tirando a polémica em torno do tema - oh que grande desconsolo...

Enfim... Dizem que gostos não se discutem. Quanto a mim - e em certos casos - ainda estou para averiguar a veracidade de tal clichet! ;) Beijocas

*** Ciranda

2:51 da manhã  
Blogger aNa said...

pois... esse nunca li nem quero ler!
passei para te desejar umas boas entradas, e que no ano de 2005 continues assim inspirada.

12:34 da tarde  
Blogger Bekx (JGG) said...

Para que não restem dúvidas: o Paulo Coelho é mais um desastre entre muitos...
E um grande 2005 para ti e todos os que visitam o blog:)

5:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Poijeu pergunto-me se o Paulo Coelho terá escrito o livro em 11 minutos, ele próprio. Ao que parece a Barbara Cartland escrevia um livro a cada 15 dias. Escrevia... ditava! O género não é bem o mesmo, mas a doutrina lá anda em ambos, oh lá lá se anda!!!
Um ano muito feliz para todos!
beijos
Gracinha

11:00 da tarde  
Blogger Ideiafix said...

Sim, ando desaparecido mas nao (faltam-me os tiles nos a's, aqui nesta terra...)perco os bons hábitos de visitar blogs bons e simpáticos!
Um beijo e "feliç any nou!"

2:48 da manhã  
Blogger C_de_Ciranda said...

Vim cá assim de fugiiiiida, deixar-te uma beijoca muito grande e votos de bom ano! Feliz 2005 e que seja uma ano cheio das coisas boas que esta vida tem. E repleto ainda de inspiração. Essa inspiração com que tantas vezes nos brindaste este ano e à qual nos habituaste! ;)

Beijos... mais que muitos!

*** Ciranda

6:38 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home