domingo, outubro 31, 2004

Um brilhozinho nos olhos...

Quatro distintas senhoras, entre os cinquenta e os sessenta anos, sentadas a uma mesa de café numa pequena vila do Baixo Alentejo. Se houvesse uma Holla, uma Nova Gente ou outra publicação de género exclusiva da terra, elas estariam certamente nas primeiras páginas. Hoje falam da Xana, adolescente, que está grávida do namorado. É a última fofoca e contam-na com todos os requintes.
- Bastava olhar para ela e percebia-se logo: esta é daquelas que fode, diz uma delas.
Receio ter ouvido mal e insisto:
- É daquelas que quê?
- Daquelas que fode, minha querida, diz a senhora, levando aos lábios a chávena do café ao mesmo tempo que estica cuidadosamente um mindinho cheio de anéis de ouro.
Tento não me desmanchar a rir ao ouvir a frase e pergunto:
- E como é que isso se vê?
- Ora, ora. Muito fácil. Têm sempre um brilhozinho nos olhos. Nota-se à distância. Agora que aguente as consequências. Mas lá que foi uma grande bofetada na cara da mãe, isso foi.
Fico sem resposta, sob pena de provocar um pequeno terramoto na mesa, e mergulho na edição de Domingo do Público, que alguém, providencialmente, deixara na mesa do lado.
Faz-se silêncio por uns segundos e todas me olham fixamente. Suspeito que estavam a testar a teoria do “brilhozinho nos olhos”. Lindo...

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

eeeehhhh... e diz-me... fazias tu parte do grupo de distintas senhoras? e que fazias lá, já agora... ? ;-)
gracinha
'com um brilhozinho nos olhos e a saia rodada escancaraste a porta do bar...'
por outro lado... para utilização de tamanha expressão, parece que sabem do que falam...
aahahahahahaahhahaahahha

9:26 da tarde  
Blogger t&v said...

que maçada, querida gracinha, tu e essa tua mania de te deteres nos pormenores. eu estava com as queridas sexagenárias porque no fundo acho imensa piada às conversas delas. aprendo sempre qualquer coisa, nem que seja a-melhor-maneira-para-não-ficar-como-elas-quando-chegar-àquela-idade :)

7:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oh que horror! Peço desculpas! É no que dá só me terem calhado homens virgens na rifa. Suponho que acabei por apanhar alguma coisa deles...
Vou tentar emendar-me...
Gracinha

9:42 da tarde  
Blogger Roberto Iza Valdes said...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

3:30 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home